Apresentação

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), promoverá entre 27 e 28 de março de 2026, o I Workshop de Micologia Médica. A temática objetiva promover discussões sobre micologia médica, abordando temas desde aspectos clínicos das micoses à diagnóstico e tratamento das infecções fúngicas.

O workshop é voltado para profissionais da saúde que atuam tanto no SUS como na rede privada, como como médicos, médicos veterinários, enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos, odontólogos, técnicos de laboratório e gestores. A programação contará com palestrantes nacionais de destaque, incluindo o professor Dr. Arnaldo Lopes Colombo, presidente da ISHAM e do CMM-LATAM (Exeter University-USP-UNIFESP), que abrirá o evento com a conferência “Candidemia: atualização na epidemiologia, diagnóstico e manejo clínico”. Temas como diagnóstico diferencial das infecções fúngicas; diagnóstico das infecções fúngicas em imunossuprimidos graves por HIV; micoses endêmicas e oportunistas no Brasil; esporotricose zoonótica; e, vigilância da resistência aos antifúngicos também serão abordados.

Segundo a professora do IPTSP/UFG e coordenadora do evento, professora Dra. Ludmila de Matos Baltazar, o objetivo é inaugurar um ciclo contínuo de formação e inovação na área. “O Brasil enfrenta lacunas importantes no diagnóstico das micoses. Por esse motivo, iniciativas voltadas para informar e atualizar profissionais da saúde sobre as doenças fúngicas, formas de diagnóstico e tratamentos são extremamente relevantes.”, afirma.

O workshop é o primeiro passo de um programa contínuo de capacitação em micologia médica de forma a fortalecer a integração entre universidade, indústria e profissionais da saúde. Além de contribuir para a melhoria direta do atendimento à população. O evento contempla metas da Agenda 2030 da ONU e reforça a posição da UFG como referência em doenças tropicais, vigilância epidemiológica e saúde pública.

Coordenação Geral
Professora Dra. Ludmila de Matos Baltazar

Vice Coordenação
Professora Dra. Mirelle Garcia Silva Bailão